terça-feira, 13 de outubro de 2009

Chegar cedo para competir

Chegar cedo para competir Entenda como a viagem até a Grécia afeta o ritmo biológico dos atletas brasileiros!
O ritmo do funcionamento do nosso corpo está adaptado aos hábitos alimentares, físicos e às condições ambientais, como localização geográfica e clima do local em que vivemos. Com isso, quando viajamos para outra cidade, em geral para outro país, precisamos de um determinado tempo para que nosso corpo se adapte àquelas novas características. Esse período, conhecido como aclimatação, é importante para qualquer pessoa e, principalmente, para os atletas, que precisam do corpo devidamente preparado para um bom desempenho nas competições.
Isso explica a preocupação de treinadores, médicos e atletas quando há jogos em locais como a Bolívia. Esse país está localizado em uma altitude muito acima do nível do mar, isso faz com que o local tenha menor concentração de oxigênio no ar. Assim que o atleta chega em um lugar como esse, o funcionamento do seu organismo imediatamente sente a queda na quantidade de oxigênio e se modifica iniciando uma respiração excessiva e rápida. Há, também, aumento do fluxo sanguíneo -- ou seja, da pressão. Tudo isso com o objetivo de aumentar a capacidade de obtenção e utilização do oxigênio.
Mesmo com o corpo providenciando essas mudanças, as pessoas às vezes sentem dores de cabeça, insônia, enjôo e fraqueza. Há até quem desmaie e, nesse caso, é preciso inalação imediata de oxigênio. Esses sintomas podem ser reduzidos com a aclimatação, que permite mudanças mais lentas e duradouras, como, por exemplo, as que permitirão um aumento do transporte de oxigênio pelo sangue. Para o bom desempenho do atleta em altas altitudes, é importante ainda um treinamento intensivo durante o período de aclimatação que deve ser, no mínimo, de duas semanas.
Outra preocupação é quanto ao fuso horário. Na Grécia, por exemplo, o relógio está cinco horas à frente do Brasil. Isso acarreta uma mudança no ritmo biológico dos nossos atletas que vão competir lá. Afinal, o ritmo do organismo deles fica cinco horas atrás do horário local.
O ritmo biológico controla atividades importantes, como o sono, o metabolismo da água e a temperatura do corpo. A luz é o principal fator de interferência, porque o ritmo biológico é regulado por substâncias cuja liberação esta relacionada à quantidade de luz. O que ocorre é que essas substâncias são liberadas pela manhã e suas quantidades no organismo vão caindo à medida que chega a noite, até que vem a vontade de dormir. Essas substâncias participam não só na regulação do sono, como, também, da fome e da atenção, todos fatores importantes para o desempenho físico e mental do atleta.
A rápida mudança de horário e a conseqüente alteração repentina do ritmo biológico provocam dor de cabeça, fadiga, falta de apetite, variações no ritmo de sono, o que acaba levando à queda do rendimento dos atletas. Para reduzir esses efeitos, é importante um tempo de adaptação do atleta, antes das competições. Isso garante que o seu ritmo biológico seja reajustado e que ele se apresente em plena forma!
Ciência Hoje das Crianças 149, agosto 2004Nívea Dias Amoedo,Departamento de Bioquímica Médica,Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Ritmos diferentes!
Acordar, ir para a escola, voltar, almoçar, fazer o dever, brincar, jantar, tomar banho, dormir. Assim (ou quase assim) deve ser a sua rotina: dormir à noite, depois de realizar uma série de tarefas, e acordar pela manhã, para recomeçar a fazê-las. Esse ciclo de repetições ao qual estamos acostumados, regulado, principalmente, pela luz do Sol, é o nosso ritmo biológico. Mas nem todas as espécies de animais têm o mesmo ritmo, nem todas realizam suas atividades durante o dia e descansam à noite. Alguns animais tornam-se noturnos para evitar as pressões exercidas pela luz do dia. Aí vão algumas explicações...- As rãs precisam de umidade para viver. Assim, realizam suas atividades à noite para evitar a desidratação; - Os ratos habituaram-se a agira à noite para escapar dos predadores que dependem da luz do dia para enxergar e capturar suas presas; - As corujas, para evitar a competição por alimentos com outras aves, tratam de se abrigar durante o dia, saindo para caçar à noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário