quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Uma pequena história do livro

Uma pequena história do livro

Quando entramos numa livraria e ficamos folheando um livro, dificilmente nos pegamos pensando na maneira como ele foi feito. É mais comum ficarmos curiosos sobre quem escreveu o livro, quem ilustrou a história que está sendo contada, quem fez as fotos... Você, que está aí lendo agora este texto, já se perguntou como surgiu o livro?
Se tentarmos nos imaginar no passado, fica fácil intuir que a criação do livro está ligada ao surgimento da escrita. Mas, antes de desenvolver esta forma de expressão, o homem se comunicava apenas falando. Depois, ele inventou outros sinais de comunicação, como os sinais de fumaça - que ainda hoje vemos os índios usando nos desenhos animados e nas histórias em quadrinhos - e os sons dos tambores - que as tribos africanas ainda usam também nos filmes e nos quadrinhos.
Tempos mais tarde, há cerca de 5.500 anos, em Sumer, na Mesopotâmia (Ásia), o homem inventou o alfabeto. E quando o inventou, já se sentia pronto para escrever e registrar os seus pensamentos e as suas descobertas.
No século 15, os registros do homem ganharam a forma de livros como conhecemos hoje. Mas até isso acontecer, ele escreveu em pedras, ossos e "tábuas" (também chamadas tijolos) de argila. Aliás, os primeiros livros foram mesmo escritos nas tais "tábuas" de argila. Eram várias páginas pesadas contando, por exemplo, a história do rei e herói Gilgamesh, de Uruk, na Mesopotâmia, que viveu há 5.000 anos. Ele foi um valente guerreiro, que lutou com leões e outras feras, construiu uma importante cidade com a ajuda de sábios, percorreu o mundo e saiu vitorioso em muitas batalhas. Esses detalhes sobre a vida de Gilgamesh só puderam ser conhecidos hoje, porque parte do livro de "tábuas" de argila que conta a sua história, escrito há cerca de 4.000 anos, resistiu ao tempo. Não fossem os registros, quem saberia da existência desse guerreiro?
Depois das pedras e das "tábuas de argila", o homem passou a usar o papiro. Essa planta, comum no Egito, era umedecida e ligeiramente amassada, para ficar com uma consistência grudenta. Depois, suas fibras eram trançadas e colocadas para secar, produzindo um papel rústico. Nele, anotava-se a contabilidade das lojas do reino egípcio. Muitas cartas e livros também foram escritos em papiro.
Os escribas copiavam os livros à mão
Usando o couro de animais - raspado, lavado, esticado e seco -, o homem inventou o pergaminho. E não demorou para ter a idéia de costurar vários pedaços de pergaminho, formando livros razoavelmente parecidos com os de hoje. Nas folhas de couro, assim como no papel da atualidade, se escrevia de um lado e de outro. Isso aconteceu entre os séculos 2 e 4 da nossa era.
Por falar em papel... Este material tão comum nos nossos dias foi uma invenção dos chineses, no ano 105. Dos chineses, o segredo do papel foi passado para os árabes até que chegou aos europeus. A primeira fábrica de papel da Europa foi instalada em uma cidade chamada Jativa, na Espanha, em 1150. Surgiram, então, os primeiros livros com o formato que conhecemos hoje - só que escritos à mão!
Gastava-se um tempo enorme para fazê-los. Por isso, os livros eram caros e pouca gente sabia ler. Os alfabetizados formavam uma minúscula parcela da sociedade. Em geral, eram papas, cardeais, arcebispos, bispos, padres, alguns reis, príncipes, rainhas, princesas e homens da corte, professores, astrônomos, filósofos, arquitetos, pintores, e juízes

Nenhum comentário:

Postar um comentário