quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Geórgia საქართველო,

A Geórgia (em georgiano: საქართველო, transl. Sakartvelo) é uma pequena república do Cáucaso localizada na fronteira entre Europa e Ásia. Limita a norte e a leste com a Rússia, a leste e a sul com o Azerbaijão, a sul com a Arménia e a Turquia e a oeste com o mar Negro. Sua capital é Tbilisi, também conhecida em português como Tíflis.
Considerada uma nação transcontinental, a Geórgia é membro do Conselho da Europa desde 27 de abril de 1999. O país se integrou à Comunidade de Estados Independentes em 1994, mas o seu parlamento aprovou por unanimidade em 14 de agosto de 2008 a sua saída da comunidade, devido ao apoio militar russo às causas de independência da Abecásia e da Ossétia do Sul.
Índice[esconder]
1 Etimologia
2 Símbolos nacionais
2.1 Bandeira
2.2 Brasão de armas
2.3 Hino nacional
3 História
3.1 Conflitos separatistas
4 Política
5 Subdivisões
6 Geografia
6.1 Relevo
6.2 Clima
7 Economia
8 Demografia
8.1 Etnicidade
8.2 Idiomas
8.3 Religião
9 Cultura
9.1 Feriados
10 Referências
11 Ver também
12 Ligações externas
//
[editar] Etimologia
Os georgianos chamam-se a si mesmos de ქართველები (kartvelebi) e a sua língua de ქართული (kartuli). Estes termos derivam do nome de um lendário chefe pagão, Kartlos, de quem se diz ser o "pai" dos georgianos.
A denominação estrangeira Geórgia, utilizada por grande parte das línguas do mundo, vem do persa گرجی (Gurji), por intermédio do árabe Jurj. Este por sua vez sofreu influência do prefixo grego γεωργ- (geōrg-), o que levou a se acreditar que o nome derivaria do seu santo padroeiro, São Jorge, ou do termo grego para cultivar, γεωργία (gueōrguía).
Na antiguidade, os habitantes da Geórgia eram também denominados iberos, em razão do reino caucasiano da Ibéria, que muito confundia os geógrafos antigos, que pensavam que este termo só se aplicava aos habitantes da península ibérica.
Gorj, a denominação persa para os georgianos, é também a raiz para a palavra turca Gürcü, e a russa Грузин ("Gruzin"). O nome do país é Gorjestan em persa, Gürcistan em turco, Грузия (Gruzia) em russo e גרוזיה (Gruzia) em hebraico. Outra curiosidade relacionada ao nome do país vem da palavra lobo em persa(gorg), que era por eles cultuado, daí resultando Gorjestan, "a terra dos lobos". Já a denominações em armênio para georgiano e Geórgia, respectivamente Vir e Virq, vêm de Ibéria com a perda do "i" inicial e a substituição do "b" pelo "v".
[editar] Símbolos nacionais
[editar] Bandeira
Ver artigo principal: Bandeira da Geórgia
A bandeira nacional da Geórgia ("a bandeira das cinco cruzes") foi restituída para uso oficial em 14 de Janeiro de 2004, depois de um interregno de cerca de 500 anos. Previamente foi a bandeira do reino medieval Georgiano.
[editar] Brasão de armas
Ver artigo principal: Brasão de armas da Geórgia
O brasão de armas da Geórgia foi adotado em 1 de outubro de 2004. É parcialmente baseado no brasão medieval da casa real dos Bagrationi da Geórgia.
Há dois leões rampantes como suportes. Eles seguram um escudo com a imagem de São Jorge, o santo padroeiro da Geórgia, matando o dragão. O escudo possui a coroa real da Geórgia em sua parte superior.
Lema: Força na Unidade (Dzala Ertobashia, escrito em caracteres Mkhedruli do alfabeto georgiano, ძალა ერთობაშია).
[editar] Hino nacional
Ver artigo principal: Hino nacional da Geórgia
"Tavisupleba" (em georgiano თავისუფლება) é o hino nacional da Geórgia. O título significa "Liberdade".
O novo hino georgiano foi adoptado a 23 de Abril de 2004, exactamente 5 meses após a demissão do presidente Eduard Shevardnadze (antigo Ministro dos Negócios Exteriores da União Soviética).
[editar] História
Ver artigo principal: História da Geórgia
[editar] Conflitos separatistas
O processo de paz entre o governo e os separatistas da Ossétia do Sul e da Abecásia não avança em 2000.
O presidente georgiano, Mikhail Saakashvili, controla as rebeliões com a garantia de lealdade à Federação Russa, de onde lhe vem o apoio militar. Mas a ofensiva de Moscou na vizinha Chechênia, em 1999, atrapalha as relações com os russos, que acusam a Geórgia de apoiar os rebeldes chechenos.
Ossétia do Sul - os ossetas são um povo de origem persa, dividido entre a Federação Russa e a Geórgia durante o regime stalinista (1924-1953). Em 1990, a Ossétia do Sul declara a independência, primeiro passo para integrar-se à república russa da Ossétia do Norte. A Geórgia torna-se independente da União Soviética em 1991 e lança uma ofensiva militar contra os ossetas. Os choques terminam depois da mediação da Federação Russa, em 1992, e da criação de uma força de paz integrada por russos, ossetas e georgianos. O conflito caminhava para uma solução pacífica, sem status político definido para a região, até agosto de 2008, quando forças georgianas entraram no território osseta, o que levou a intervenção russa na região, que acabou por envolver não só os dois países em conflito, mas também os Estados Unidos e a União Européia, parceiros da Geórgia.
Abecásia - Habitada por maioria de etnia abecásia até os anos trinta, quando Josef Stálin envia para a região milhares de georgianos. A Geórgia não reconhece o movimento separatista dos abecásios, alegando que são minoria (18%). Mas os rebeldes criam a República Autônoma da Abecásia, em 1992, o que dá início aos conflitos. Um cessar-fogo é alcançado em 1993, seguido do envio de uma força de paz da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) e de uma missão de observadores da ONU em 1994. Mesmo assim há freqüentes irrupções de violência. Em outubro de 1999, o governo abecásio promove um referendo sobre a independência, que obtém 97% de apoio, mas não é reconhecido pela Geórgia. A ONU e a Federação Russa prorrogam para 2000 sua permanência na área.
Em julho de 2008, iniciarma-se as hostilidades entre a Geórgia e as forças armadas separatistas da Oossétia. Este rapidamente evoluiu para uma guerra em grande escala entre a Geórgia, por um lado e a Rússia, Ossétia, e separatistas da Abecásia por outro. Na noite de 7 de agosto, as forças armadas georgianas na Ossétia do Sul começarama a atacar, apoiada pela artilharia e foguetes. [3] em Tskhinvali (Ossétia do Sul), na sexta-feira, 8 de agosto.[4] Após isso, a Rússia entrou no conflito e a guerra estendeu-se por alguns dias. A Rússia lançou o reconhecimento internacional da independência de Abecásia e Ossétia do Sul, sendo o primeiro país a reconhecer a sua independência.
[editar] Política
Ver artigo principal: Política da Geórgia
[editar] Subdivisões
Ver artigo principal: Subdivisões da Geórgia
Ver também lista de cidades na Geórgia
[editar] Geografia
Ver artigo principal: Geografia da Geórgia
O terreno tem três partes distintas: a norte e a sul é montanhoso, incluindo, a norte, a vertente sul do Grande Cáucaso, e a sul parte do Pequeno Cáucaso e os primeiros contrafortes das montanhas da Arménia e da Anatólia; ao centro estende-se um amplo vale que toma o cariz de planície costeira junto ao litoral do mar Negro.
[editar] Relevo

Vista de satélite da Geórgia
A Geórgia situa-se na costa oriental do mar Negro. O Cáucaso, fronteira natural entre Europa e Ásia, marca o aspecto montanhoso do relevo. O Grande Cáucaso, ao norte, separa a Geórgia da Rússia e abriga o Shkhara (5204 m), cume da Geórgia e o segundo mais alto da Europa. O Cáucaso Menor (3301 m), ao sul, separa o país da Turquia e da Armênia. Entre ambas as cadeias se formam dois vales fluviais: o do Kura, que desemboca no Cáspio, e o do Rioni, que flui até o Negro criando uma região de terras baixas. É um pequeno país de aproximadamente 69 875 quilômetros quadrados. Apesar de sua pequena área, a Geórgia ostenta uma das topografias mais variadas dentre as antigas repúblicas soviéticas. As montanhas do Cáucaso Menor, que correm paralelas às fronteiras turca e armênia, e as montanhas de Surami e Imereti —que conectam o Cáucaso Menor com o Grande Cáucaso— criam uma barreira natural que são em parte responsáveis pelas diferenças culturais e lingüísticas entre as regiões. Devido a sua altitude e sua pobre infraestrutura de transportes, muitos povoados e vilarejos das montanhas são virtualmente isolados do mundo exterior durante o rigoroso inverno.
Os terremotos e deslizamentos nestas zonas chegar a ser característicos e moldam o estilo de vida. Entre os desastres naturais mais recentes estiveram o deslizamento em Ajaria, em 1989, que desabrigou centenas de pessoas no sudoeste da Geórgia, e dois terremotos em 1991 que destruiram vários povoados na zona central e norte do país como a região da Ossétia do Sul.
O maior rio é o Mtkvari (ou também conhecido como Kura, o nome que se da no lado azeri), que depois de atravessar o Azerbajão deságua no Mar Cáspio após percorrer 1.364 quilômetros desde o nordeste da Turquia através dos campos da Geórgia e atravessar a capital Tbilisi. O rio Rioni, o mais comprido do oeste do país, desce pelo Cáucaso Maior e deságua no mar Negro no porto de Poti.
[editar] Clima
O clima da Geórgia é diversificado, mesmo considerando que o país possui um tamanho pouco significativo. Existem duas zonas climáticas principais, como o existente nas zonas leste e oeste do país. As montanhas do Cáucaso tem grande importância, moderando o clima georgiano e protegendo o país da penetração de correntes de ar gélidas provenientes do extremo setentrional. Os pequenos montes do Cáucaso protegem parcialmente assim mesmo a região da influência de massas de ar quentes e secas do sul.
Grande parte do setor oeste da Geórgia se apresenta como uma zona úmida subtropical com precipitação que variam entre 1.000 e 4.000 mm. As precipitações tendem a estar uniformemente distribuídas ao longo do ano, apesar de que a chuva pode ser particularmente forte durante os meses de outono. O clima da região varia significativamente com a altitude e por isso a maioria das terras baixas kartvelianas do leste da Geórgia são relativamente quentes através do ano. A pré-cordilheira e as áreas montanhosas têm verões úmidos e frescos e invernos com nevadas: a neve acumulada com freqüência supera os dois metros em muitas regiões. Adjara é a região mais úmida das regiões do Cáucaso.
O leste da Geórgia tem um clima de transição entre o úmido subtropical e o continental. Ambos são influenciados pelas massas de ar seco provenientes da Ásia Central e do Cáspio pelo leste e das massas de ar úmidas do Mar Negro pelo oeste. A penetração de massas de ar úmida pelo Mar Negro é freqüentemente impedida pelas montanhas (Likhi e Meskheti), que dividem o país em metades ocidentais e orientais. A precipitação anual é consideravelmente menor em comparação com a do oeste da Geórgia, e nesse sentido o leste do país apresenta verões quentes e invernos relativamente frios. Assim como nas zonas ocidentais da nação, a altitude possui papel importante na zona oriental, e as condições climáticas acima dos 1.500 msnm são consideravelmente mais frescas, e também mais frias, que as presentes nas terras mais baixas. As regiões que estão localizadas acima dos 2.000 msnm freqüentemente sofrem geadas inclusive durante os meses de verão.
[editar] Economia
Ver artigo principal: Economia da Geórgia
[editar] Demografia
Ver artigo principal: Demografia da Geórgia

Cultivadores de chá de Chakva.

Evolução demográfica da Geórgia.

Bairros residenciais em Tbilisi.
Desde a queda da União Soviética, a Geórgia tem sofrido um sério colapso populacional como a rebelião na Abecásia, na Ajária e na Ossétia do Sul, uma economia frágil e poucas oportunidades de trabalho, que acarretaram na emigração de centenas de georgianos em busca de trabalho, especialmente para a Rússia. O problema se agrava ainda mais devido à baixa natalidade entre a população residente do país. Um problema similar existe na vizinha Armênia. Estima-se que a população atual seja de um milhão de pessoas, menos do havia em 1990, e alguns observadores sugerem que o número atual é inclusive menor ainda que isso. O crescimento populacional apresenta um marcante balanço negativo (–1,1% anual), um dos mais baixos do mundo. A taxa de natalidade também é baixa (1,4 filhos por mulher). A população possui uma média bem madura, mas ainda sim a proporção de jovens (33,9%) ainda domina sobre a de anciões (19,4%).
[editar] Etnicidade
A população atual da Geórgia é de 4 677 401 (estimado em julho de 2005), onde etnicamente os georgianos formam a maioria com cerca de 83,8%.
Os azeris compõem 6,5% da população, os armênios 5,7% e os russos chegam a 1,5% (a maioria dos russos emigraram desde que a Geórgia se declarou independente). Os abecásios e os ossetas (e os que estão na fronteira com a Ossétia do Norte) vêm buscado sua independência da Geórgia desde a independência desta última. Outros dois grupos kartvelianos vivem na Geórgia: os svan e os mingrelianos, com um menor número dos laz, a maioria dos quais vivem na Turquia. São lingüisticamente diferentes porém próximos étnica e culturalmente aos georgianos. Existem também numerosos grupos menores no país, incluindo os gregos, curdos, judeus, tártaros, turcos e ucranianos.
[editar] Idiomas
Os georgianos consideram-se étnica e culturalmente europeus. A língua georgiana é falada por cerca de 85% da população, ainda que o russo esteja bem presente, como um dos últimos vestígios da era soviética. Até pouco tempo, a vida dos georgianos era marcada pela instabilidade política e pela escassez de energia elétrica, porém depois que Eduard Shevardnadze foi deposto, o panorama social se vislumbra mais tranqüilo.
Os georgianos se cumprimentam com um aperto de mão e dizem Gamarjoba ("olá", literalmente: "o que ganhas?"). As respostas diferem: em ocasiões oficiais, se responde com as mesmas palavras; em circunstâncias informais, as pessoas respondem com Gagimarjos ("que tu ganhes"). Rogor khar? ("como está?") é um modo informal para iniciar uma conversa. Rogor brdzandebit? é mais formal. Kargad ikavit ("vá bem"). Mshvidobit ("vá em paz") se usa em despedidas de maior significado, geralmente quando as pessoas não esperam se ver por um longo período de tempo.
[editar] Religião
Historicamente, o paganismo georgiano está relacionado com a Lua, e o deus maior no seu panteão era um ídolo de Armazi, uma figura que representava um soldado, deus da Lua, sobre uma colina, em Mtskheta. Neste sentido, outros ídolos foram Gatsi, Gaime e Zademi. No lugar de onde estava o ídolo de Armazi foi construído o mosteiro de Jvari. Os ídolos foram destruídos quando o cristianismo se tornou na religião de estado na Geórgia.

Patriarca ortodoxo georgiano.

Manuscrito de Shota Rustaveli.
Hoje em dia, a maioria da população se diz seguidora da Igreja Ortodoxa Georgiana (84,6%). As minorias religiosas são: o Islamismo com 7,1%; a apostólica armênia, 5,2%; judeus, 0,8%, católicos romanos, 0,6% entre outros.
[editar] Cultura
Ver artigo principal: Cultura da Geórgia
A cultura georgiana evoluiu ao longo de bastante tempo, chegando até os dias de hoje com uma vasta tradição literária baseada na língua georgiana e em seu singular alfabeto. Isso acabou por criar um fortíssimo sentimento de identidade nacional, que ajudou a preservar o orgulho e o patriotismo georgiano mesmo após sucessivas guerras e longos períodos de ocupação estrangeira forçada.
A literatura georgiana tradicional foi bem forte durante os primeiros anos do cristianismo, uma vez que existem obras pré-cristianas como Amiraniani, uma coleção de epopeias georgianas da antigüidade que data do II milênio a. C. Durante a Idade Média, a escrita georgiana atingiu seu esplendor com o surgimento de Shota Rustaveli, um dos grandes escritores medievais e autor de O Cavaleiro na Pele de Pantera (georgiano:ვეფხისტყაოსანი, Vepjis Tqaosani), o poema épico nacional da Geórgia.
Já durante a época moderna, desde o século XVII em diante, a cultura georgiana foi influenciada amplamente pelas inovações culturais provenientes da Europa. A primeira mostra de pintura de georgianos foi fundada na década de 1620 na Itália e a primeira na Georgia foi fundada em 1709 em Tbilisi.
No ano de 19 de novembro de 1896 foi inaugurado o primeiro cinema na Geórgia, na capital, Tbilisi. O primeiro documentário cinematográfico georgiano (O dia de Akaki Tsereteli em Racha-Lechkumi) foi rodado em 1912 por Vasil Amashukeli (1886-1977), enquanto que o primeiro filme nacional (Kristine) foi filmado em 1916 por Alexandre Tsutsunava (1881-1955). A Academia Estatal de Arte de Tbilisi foi fundada em 1917.
A cultura georgiana sofreu em demasia durante a época soviética devido à política de russificação que foi combatida por muitos georgianos. Desde a independência da Geórgia em 1991, o ressurgimento da cultura tomou força apesar das dificuldades econômicas e políticas da era pós-soviética. Em 2007, a Geórgia teve sua primeira participação no Festival Eurovision com um canção cuja a letra visa a integração na Europa. "My story" foi interpretada pela famosa cantora Sopho Khalvashi, e ficou em 12º lugar na final celebrada em Helsinki.
[editar] Feriados
Data
Nome em português
Nome local
Observações
1 de janeiro
Ano novo
ახალი წელი axali tseli
7 de janeiro
Natal Ortodoxo
ქრისტეშობა k'risteshoba
19 de janeiro
Batismo de Jesus Cristo
ნათლისღება natlisgh'eba
3 de março
Dia das Mães
დედის დღე dedis dgh'e
8 de março
Dia Internacional da Mulher
ქალთა საერთაშორისო დღე k'alt'a saert'ashoriso dgh'e
9 de abril
Dia da Unidade Nacional
ეროვნული ერთიანობის დღე erovnuli ert'ianobis dgh'e
Relembram o trágico dia onde crianças georgianas foram mortas por soldados soviéticos na Avenida Rustaveli de Tbilisi
Móvel
Sexta-feira Santa ortodoxa, Domingo de Ressurreição e Segunda-feira da Semana Santa
სააღდგომო დღეები – წითელი პარასკევი, დიდი შაბათი, ბრწინვალე აღდგომა და ორშაბათი
saagh'dgomo gh'eebi - ts'it'eli paraskevi, didi shabat'i, brts'q'invale agh'dgoma da orshabat'i
Na Segunda-feira de Semana Santa a Iglesia Ortodoxa Georgiana faz um celebração pelos mortos.
9 de maio
Dia da vitória sobre o Fascismo
ფაშიზმზე გამარჯვების დღე - p'ashizmze gamardzhvebis dgh'e
23 de maio
Dia de Santo André
ანდრიობა - andrioba
Celebração do dia do Apóstolo André, fundador da Igreja Ortodoxa Georgiana
26 de maio
Dia da Independência
დამოუკიდებლობის დღე - damoukideblobis dgh'e
Em 26 de maio de 1918, o Conselho Nacional da Geórgia declarou a independência dos georgianos e a criação da República democrática de Georgia. Sua autonomia foi restaurada 117 anos antes (desde 1801)
28 de agosto
Morte de Theotokos
მარიამობა - mariamoba
14 de outubro
Dia da Catedral de Svetitskhoveli (em Mtsjeta)
სვეტიცხოვლობა - svetitsjovloba
Celebração da primeira igreja cristã na Geórgia.
23 de novembro
Dia de São Jorge
გიორგობა - giorgoba
São Jorge (em georgiano: წმინდა გიორგი, Tsminda Giorgi) é o santo patrono da Geórgia.
Referências
Portal da Língua Portuguesa - Dicionário de Gentílicos e Topónimos
Dicionário Houaiss, verbete "geórgico".
world/europe/7546639.stm Pesados combates na Ossétia do Sul (Geórgia lançou foguetes MLRS sobre Tskhinvali - vídeo), BBC News, 8 de agosto de 2008
Guerra entre a Geórgia e a Rússia, The New York Times, 7 de novembro de 2008.
[editar] Ver também
Ásia
Europa
Lista de países
[editar] Ligações externas

O Wikimedia Commons possui multimedia sobre Geórgia
Parlamento da Geórgia (em inglês e em georgiano)
jornal Georgian Times (em inglês)
Governo da Geórgia (em inglês e em russo) - informações, constituição do país
Sakartwelo (em alemão) Informações gerais sobre Geórgia. A cidade, país. Download de música e vídeos.
Bandeiras antigas (em inglês)
International Research Center for Traditional Polyphony of Tbilisi State Conservatory (em inglês e em georgiano)

Geórgia
HistóriaPolíticaSubdivisõesGeografiaEconomiaDemografiaCulturaTurismoPortalImagens
[Expandir]
Geórgia
[Expandir]
veÁsia
Países
AfeganistãoArábia SauditaArméniaAzerbaijãoBahreinBangladeshBruneiButãoCambojaCazaquistãoChinaChipreCoreia do NorteCoreia do SulEmirados Árabes UnidosFilipinas • Geórgia • IémenÍndiaIndonésiaIrãoIraqueIsraelJapãoJordâniaKuwaitLaosLíbanoMaldivasMalásiaMongóliaMianmarNepalOmãPaquistãoQatarQuirguistãoRússiaSingapuraSíriaSri LankaTadjiquistãoTailândiaTaiwanTimor-LesteTurquemenistãoTurquiaUzbequistãoVietname

Territórios
Palestina (Cisjordânia e Faixa de Gaza) • CocosNatalTerritório Britânico do Oceano Índico
[Expandir]
veEuropa
Países
AlbâniaAlemanhaAndorraArméniaÁustriaAzerbaijãoBélgicaBielorrússiaBósnia e HerzegovinaBulgáriaCazaquistãoRepública ChecaChipreCroáciaDinamarcaEslováquiaEslovéniaEspanhaEstóniaFinlândiaFrança • Geórgia • GréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaKosovo1 • LetóniaListenstaineLituâniaLuxemburgoRepública da Macedónia/FYROMMaltaMoldáviaMónacoMontenegroNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalReino UnidoRoméniaRússiaSan MarinoSérviaSuéciaSuíçaTurquiaUcrâniaVaticano

Territórios
Dependências e Colónias da Coroa Britânica: Ilhas do Canal (Guernsey e Jersey), Gibraltar e Ilha de ManRegião Autónoma da Dinamarca: Ilhas FaroéRegião Autónoma da Finlândia: ÅlandRegiões Autónomas de Portugal: Açores e Madeira
Estados não reconhecidos
República Turca do Chipre do NorteTransnístriaAbecásiaOssétia do SulRepública do Nagorno-Karabakh
1 Kosovo declarou independência da Sérvia dia 17 Fevereiro 2008, ver também Reacção internacional à declaração de independência do Kosovo de 2008.
[Expandir]
veOrganização Internacional da Francofonia
Membros
BélgicaBenimBulgáriaBurkina FasoBurundiCabo VerdeCamarõesCambojaCanadáChadeChipreComoresCosta do MarfimDjiboutiDominicaEgitoFrançaGabãoGanaGuadalupeGuiana FrancesaGuinéGuiné-BissauGuiné EquatorialHaitiLaosLíbanoMadagáscarMaliMarrocosMartinicaMauritâniaMauríciaNígerNova BrunswickOntárioQuebecRepública Centro-AfricanaRepública Democrática do CongoRepública do CongoRoméniaRuandaSaint Pierre et MiquelonSanta LúciaSão Tomé e PríncipeSenegalSeychellesSuíçaTogoTunísiaVanuatuVietname

Observadores
ArméniaÁustriaCroáciaEslováquiaEslovénia • Geórgia • HungriaLituâniaMoçambiquePolóniaRepública ChecaSérviaUcrânia
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Ge%C3%B3rgia"
Categoria: Geórgia
Vistas
Artigo
Discussão
Editar
História
Ferramentas pessoais
Experimente o Beta
Entrar / criar conta

if (window.isMSIE55) fixalpha();
Busca

Navegação
Página principal
Conteúdo destacado
Eventos atuais
Esplanada
Página aleatória
Portais
colaboração
Boas-vindas
Ajuda
Página de testes
Portal comunitário
Mudanças recentes
Estaleiro
Criar página
Páginas novas
Contato
Donativos
Imprimir/exportar
Criar um livro
Descarregar como PDF
Versão para impressão
Ferramentas
Páginas afluentes
Alterações relacionadas
Carregar ficheiro
Páginas especiais
Enlace permanente
Citar este artigo
Outras línguas
Аҧсуа
Afrikaans
Alemannisch
Aragonés
العربية
ܐܪܡܝܐ
مصرى
Asturianu
Авар
Azərbaycan
Žemaitėška
Беларуская
Беларуская (тарашкевіца)
Български
বাংলা
Brezhoneg
Bosanski
Català
Cebuano
Qırımtatarca
Česky
Kaszëbsczi
Словѣ́ньскъ / ⰔⰎⰑⰂⰡⰐⰠⰔⰍⰟ
Чӑвашла
Cymraeg
Dansk
Deutsch
Zazaki
Dolnoserbski
Eʋegbe
Ελληνικά
English
Esperanto
Español
Eesti
Euskara
فارسی
Suomi
Võro
Føroyskt
Français
Arpetan
Frysk
Gaeilge
Gàidhlig
Galego
ગુજરાતી
Gaelg
Hak-kâ-fa
Hawai`i
עברית
हिन्दी
Fiji Hindi
Hrvatski
Hornjoserbsce
Kreyòl ayisyen
Magyar
Հայերեն
Interlingua
Bahasa Indonesia
Interlingue
Ilokano
Ido
Íslenska
Italiano
日本語
Basa Jawa
ქართული
Қазақша
ಕನ್ನಡ
한국어
Ripoarisch
Kurdî / كوردی
Коми
Kernowek
Кыргызча
Latina
Lëtzebuergesch
Limburgs
Líguru
Lumbaart
Lietuvių
Latviešu
Македонски
മലയാളം
Монгол
मराठी
Bahasa Melayu
Malti
مَزِروني
Dorerin Naoero
Plattdüütsch
नेपाली
नेपाल भाषा
Nederlands
‪Norsk (nynorsk)‬
‪Norsk (bokmål)‬
Novial
Diné bizaad
Occitan
Иронау
Kapampangan
Norfuk / Pitkern
Polski
Piemontèis
Ποντιακά
پښتو
Runa Simi
Română
Русский
Саха тыла
Sicilianu
Scots
Sámegiella
Srpskohrvatski / Српскохрватски
Simple English
Slovenčina
Slovenščina
Soomaaliga
Shqip
Српски / Srpski
Svenska
Kiswahili
Ślůnski
தமிழ்
తెలుగు
Тоҷикӣ
ไทย
Türkmençe
Tagalog
Türkçe
Татарча/Tatarça
Удмурт
Uyghurche‎ / ئۇيغۇرچە
Українська
اردو
O'zbek
Tiếng Việt
Volapük
Winaray
Wolof
吴语
Хальмг
ייִדיש
Yorùbá
Zeêuws
中文
Bân-lâm-gú
粵語


Esta página foi modificada pela última vez às 13h46min de 10 de outubro de 2009.
O texto está disponível sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike License; condições adicionais podem-se aplicar. Veja Condições de Uso para detalhes.
Política de privacidade
Sobre a Wikipédia
Avisos gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário