quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Londres

Londres
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coordenadas: 51° 30′ 28″ N, 0° 7′ 41″ W
Nota: Se procura por outras localidades com o mesmo nome, consulte London (desambiguação).
Londres
Topo: Panorama da Cidade de Londres, Meio: Palácio de Westminster, Abaixo, à esquerda:Tower Bridge, Abaixo, à direita:Torre de Londres


Bandeira
Brasão
Localização da Grande Londres no Reino Unido
País
Inglaterra, Reino Unido
Prefeito
Boris Johnson
Área

Cidade
1579 km²
População

Cidade
8 278 251
Metro
12-14 milhões
-Densidade metropolitana
12 331/km²
Website: [http://Governo de Londres]
Londres (em inglês: London) é a capital e maior cidade da Inglaterra e do Reino Unido. Importante há quase dois milênios, a cidade é um dos maiores centros financeiros do planeta, e sua participação na política, na cultura, no entretenimento, na moda e nas artes ratificaram seu status de cidade global.
A cidade é uma das metrópoles mais povoadas da Europa. Sua população é umas das mais cosmopolitas do mundo, absorvendo a cultura, a religião e o idioma dos mais diversos povos. A cidade é um ponto de conexão internacional de transporte aéreo e um destino turístico popular, contando ícones como a casa do Parlamento, a Tower Bridge, o Palácio de Buckingham, o Museu Britânico, a Galeria Nacional e, atualmente, o recém reinaugurado Estádio de Wembley.
Índice[esconder]
1 História
1.1 Londres Romana
1.2 Anglo-saxões
1.3 Período medieval
1.4 Época dos Tudor (1485-1603)
1.5 Época dos Stuart (1603-1714)
1.6 Nascimento da Londres moderna
2 Geografia
2.1 Extensão e Demografia
2.2 Clima
3 Demografia
3.1 Etnias
3.2 Religiões
4 Política
5 Subdivisões
6 Economia
6.1 Setor financeiro
6.2 Turismo
7 Infra-estrutura
7.1 Transportes
7.1.1 Rodoviário
7.1.2 Ferroviário
7.1.3 Aéreo
7.2 Educação
8 Cultura
8.1 Literatura
8.2 Artes dramáticas
8.3 Música
8.4 Esporte
9 Ver também
10 Referências
11 Ligações externas
//
[editar] História
Ver artigo principal: História de Londres
[editar] Londres Romana

Medalha de Constâncio Cloro capturada em Londres.
A cidade Londinium foi fundada pelos Romanos na margem norte do rio Tâmisa, em 43 d.C.. Não há sinais de que tenha existido uma cidade céltica previamente à povoação romana. A antiga vila se desenvolveu próxima à ponte de Londres construída pelos romanos que permitia atravessar o Tâmisa.
Esta fase durou cerca de 17 anos até à pilhagem pelos icenos, tribo celta, liderada pela rainha Boadiceia. Londres foi reconstruída possibilitando um rápido desenvolvimento nos anos seguintes. Acredita-se que se tenha tornado a capital da província Romana Britânica no século II substituindo a antiga capital, Colchester. No século II Londres era cercada por uma muralha onde hoje se localiza a City. No século III a população de Londres era de aproximadamente 45 000 a 60 000 habitantes. Com o começo do declínio do Império Romano, as tropas foram chamadas de volta ao continente e a população da cidade diminuiu.
[editar] Anglo-saxões

Abadia de Westminster, que começou a ser construída por ordem do rei anglo-saxão Eduardo o Confessor.
Após a queda do Império Romano, a cidade romana foi praticamente abandonada e uma cidade anglo-saxônica com o nome de Lundenwic foi estabelecida a cerca de 1 km da velha Londinium romana, na área que hoje se chama Covent Garden. Lundenwic prosperou até 851, quando as invasões dos vikings destruíram a cidade.
Em 880, Alfredo expulsa os Vikings, transfere o povoado de Lundenwic para dentro das antigas muralhas romanas, que passa a se chamar Ealdwic ("old city" ou "velha cidade", lugar onde hoje se localiza Aldwych), nomeia um de seus filhos governador da cidade e provavelmente reconstrói a antiga ponte romana sobre o Tâmisa. Daí em diante, Londres se torna um importante centro comercial e começa a desenvolver seu auto-governo original. Após a morte do filho de Alfredo, Londres fica subordinada diretamente aos reis saxões. Após 930, os reis saxãos começam a reunir lá o seu conselho e, em 1000, o Rei Etelredo já a utiliza como sua principal capital. A capital anterior era Wincherter, 100 km a sudoeste de Londres. Daí em diante, Londres se firma definitivamente como a capital do reino, inclusive nos períodos do domínio dos vikings (1016 a 1043), do retorno da Inglaterra ao domínio saxão (1043 a 1066) e da dinastia normanda (1066 em diante). Em 1016, o rei dinamarquês, Canuto, o grande, conquista a Inglaterra. A dinastia saxã foi restaurada em 1043, por Eduardo o Confessor, que ordenou a construção da Abadia de Westminster (não confundir com a Catedral de Westminster).
[editar] Período medieval

Mapa de Londres em 1300.
Após a batalha de Hastings, em 1066, os normandos conquistam a Inglaterra, colocando um fim na dinastia anglo-saxã. Guilherme I é coroado rei inglês na recém acabada Abadia de Westminster. Nesta abadia viriam a ser coroados todos os reis da Inglaterra. A residência dos reis da Inglaterra foi, até o fim do período normando, o castelo fortaleza da Torre de Londres, que posteriormente se tornou uma prisão e hoje guarda as jóias da Coroa.
[editar] Época dos Tudor (1485-1603)
Este período viu três grandes acontecimentos: a guerra das rosas, a reforma religiosa inglesa e o período Elisabetano. Até a reforma, boa parte de Londres era ocupada por monastérios (mosteiros) e outros estabelecimentos religiosos. Com a reforma de Henrique VIII, os monastérios passaram a outras mãos e outras funções.
Sob a reinado de Elizabeth I, a população de Londres aumentou de 100 000 para 200 000 habitantes. Teatros se instalaram na cidade e Shakespeare fundou o Globe Theatre. Com o declínio do porto de Antuérpia, Londres passa a ter um papel financeiro importante.
[editar] Época dos Stuart (1603-1714)

O Grande Incêndio de Londres em 1666.
Após a derrota da invencível armada espanhola em 1588, uma certa estabilidade política na Inglaterra permitiu à Londres se desenvolver. Em 1603, o rei Jaime I tentou unificar a Inglaterra e a Escócia. Porém suas leis anticatólicas o deixaram muito impopular e no dia 6 de novembro de 1605 ele acabou sofrendo uma tentativa de assassinato na famosa conspiração da pólvora. Jaime I fez o primeiro projeto de urbanização da cidade e sob o reinado de Charles I surgiu o Hyde Park, o primeiro parque aberto ao público de Londres.
Entre 1665 e 1666, Londres sofreu a grande epidemia da peste bubônica que matou por volta de 70.000 pessoas (20% da população). Do dia 2 de setembro a 5 de setembro ainda em 1666, o Grande Incêndio de Londres destruiu boa parte da cidade.
A reconstrução durou dez anos e é obra do grande arquiteto Christopher Wren, que reedificou muitas igrejas destruídas, entre elas a Catedral de São Paulo, onde hoje descansam os heróis da nação britânica. A cidade viu uma grande aceleração no século XVIII e, ao início do século XX, Londres era a maior cidade do mundo.
[editar] Nascimento da Londres moderna

A Tower Bridge sobre o rio Tâmisa.
Em 1700 a população da cidade chegava a 700.000 habitantes, apesar da baixa taxa de fertilidade havia uma alta taxa de imigração, o que explica o alto número de habitantes.
A população recebeu um grande número de judeus Sepharditas e Ashkenazim da Polônia e Alemanha e uma população negra significativa que foi estimada entre 5.000 e 10.000 pessoas, chegando a ser estimada em 20.000 [1].
Em 1800 Londres era considerada a maior cidade do mundo. Uma significante comunidade chinesa começava a surgir. Imigrantes indianos, franceses, italianos, judeus e negros eram frequentes nas ruas de Londres. A população de Londres era, em sua maioria, composta por mulheres e jovens.[2] [3]
No século XVIII, a cidade construiu várias pontes que ligariam as duas margens do rio Tâmisa (Ponte Westminster em 1750 e Ponte Blackfriars em 1769). Londres foi ao pouco se tornando uma grande cidade ajudada pelo aumento da imigração rural e irlandesa e consequentemente se tornando uma cidade sem infra-estrutura e sem saneamento básico decente. Em 1849, a cidade sofreu com a epidemia de cólera que acabou matando 14.000 pessoas.
Em 1855, criou-se a Metropolitan Board of Works para fornecer à cidade infra-estrutura necessária a seu crescimento e um sistema de esgoto condizente. Em 1863, Londres começa a construir o primeiro metrô do mundo. Com o desenvolvimento dos meios de transporte, Londres cresce e em 1929 conta com 8,7 milhões de habitantes.

Rua de Londres durante o "Blitz", na Segunda Guerra Mundial.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Londres foi bombardeada pela Alemanha o que custou a vida de vários habitantes e deixando muitos desabrigados, destruindo também várias zonas da cidade. A reconstrução nos anos 50, 60 e 70 gerou vários estilos arquitetônicos na cidade. Durante as décadas seguintes à segunda guerra, Londres recebeu vários imigrantes vindos de países da Commonwealth, o que fez de Londres uma das cidades mais cosmopolitas do planeta.
Nos anos 1960, Londres se tornou o centro da moda e cultura. Nos anos 80, com seu crescimento económico, Londres volta a ser um centro internacional importante. Londres também ficou conhecida por ter sofrido vários ataques terroristas feitos pelo Exército Republicano Irlandês até o cessar fogo de 1997 e atualmente por extremistas islâmicos como no dia 7 de Julho de 2005 (ver: Atentado em Londres de 7 de Julho de 2005).
[editar] Geografia
[editar] Extensão e Demografia

Imagem de satélite da cidade vista do satélite SPOT
Com a industrialização em marcha, a população de Londres cresceu rapidamente através do século XIX e começos do século XX, e chegou a ser a cidade mais povoada no mundo até ser ultrapassada por Nova Iorque em 1925. Sua taxa máxima de povoação medida através do censo foi em 1939, Londres era uma cidade pequena que compreendia o que hoje se denomina City de Londres ou, mais especificamente, a "city".
Com uma superfície total de 1579 km2 e com 33 distritos (incluindo a City), a Londres atual, ou Grande Londres, conta com 7 517 700 habitantes (2005), que fazem desta uma das cidades europeias mais povoadas, junto com Moscou, Paris, Madri e Berlim. Estima-se que em sua área metropolitana vivem de 10 a 14 milhões de pessoas.
[editar] Clima
O clima de Londres é temperado oceânico, com verões raramente quentes (temperatura média de julho: 18 °C), assim como também raramente se vê um inverno muito rigoroso (temperatura média de janeiro: 6 °C). No verão, as temperaturas raramente ascendem a mais de 33 °C, ainda que as altas temperaturas tenham sido recorrentes. A temperatura mais alta registrada em Londres foi de 38,1 °C em 10 de agosto de 2003, e a menor foi de -21,1 °C em dezembro de 1796.
[Esconder]Médias de temperatura para Londres
Mês
Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Dez
Ano
Máxima Recorde °C
15
16
22
27
30
34
37
38
30
26
19
15
38
Média máxima °C
8
8
11
14
18
21
23
23
20
15
11
9
15
Média mínima °C
2
2
4
5
8
11
14
13
11
8
5
3
7
Mínima Recorde °C
-10
-9
-8
-2
-1
5
7
6
3
-4
-5
-7
-10
Precipitação (mm)
52
34
42
45
47
53
38
47
57
62
52
54
583
Fonte: World Weather Information Service[4] 4 de Abril de 2009
[editar] Demografia
País de Nascimento[5]
População(2001)
Reino Unido
5,230,155
Índia
172,162
Irlanda
157,285
Bangladesh
84,565
Jamaica
80,319
Nigéria
68,907
Paquistão
66,658
Quénia
66,311
Brasil
60,000
Sri Lanka
49,932
Gana
46,513
Chipre
45,888
África do Sul
45,506
Estados Unidos
44,622
Austrália
41,488
Alemanha
39,818
Turquia
39,128
Italia
38,694
França
38,130
Somália
33,831
Uganda
32,082
Nova Zelândia
27,494
Portugal
20,000
[editar] Etnias
Segundo o censo de 2001:
71,15% etnia branca (59,79% de origem britânica, 3,07% de origem irlandesa e 8,29% outras origens como polonesa, grega, italiana e francesa)
12,09% de etnia asiática (India, Paquistão, Bangladesh na sua maioria)
10,91% de etnia negra (7% negros-africanos, 4,79% negros-caribenhos e 0,84% de outra origem)
3,15% de raça mista
1,12% de origem chinesa
1,58% de outras origens(principalmente Filipinas, Japão, Vietnã)
21,8% dos habitantes de Londres são nascidos fora da União Europeia
[editar] Religiões

Catedral de São Paulo
A maioria predominante pertence ao cristianismo, assinalados em 58% da população. Os cristãos são seguidos pelos sem religião (15%), muçulmanos (8,5%), hindus (4,1%), judeus (2,1%), sikhs (1,5%), budistas (0,8%) e pagãos (0,3%).[6]
A cidade de Londres tem sido dominada pelo Cristianismo há séculos, e por isso possui um número considerável de templos. As igrejas mais conhecidas são a Abadia de Westminster e a Catedral de São Paulo. Os cristãos dividem a cidade com mais seis religiões diferentes. Os muçulmanos se concentram principalmente em Tower Hamlets.
A maioria dos britânicos judeus vivem em Londres, com importantes comunidades judaicas em Stamford Hill, Stanmore, Golders Green, Hendon, e Edgware em North London. A comunidade criou o Fórum Judeu de Londres em 2007, em resposta à crescente importância do desinterresse do Governo britânico.
[editar] Política
Ver página anexa: Anexo:Lista dos boroughs da Grande Londres

A prefeitura de Londres.
A administração de Londres é dividida em dois níveis. Um chamado de "Autoridade para a Grande Londres" e outra composta pelos 33 distritos (ou bairros). A Greater London Authority (GLA) é responsável pelo desenvolvimento da cidade, pelos serviços policiais, serviços de transporte, da luta contra incêndios e desenvolvimento económico. É composta pelo prefeito e assembleia de Londres. Os 33 distritos são compostos por 32 "boroughs" (também chamado de "councils") e mais a City. Eles são responsáveis por serviços sociais, escolares entre outros. A City tem sua própria força policial, a City of London Police independente do resto da força policial da cidade.
A GLA fica a cargo do prefeito. O atual prefeito de Londres é Boris Johnson, também jornalista, do Partido Conservador (eleito em 2008).
Londres também é a capital administrativa do Reino Unido. Sua sede fica no Palácio de Westminster.
[editar] Subdivisões
Londres Central: A "city" é o principal distrito financeiro de Londres e um dos mais importantes do mundo. É o distrito mais moderno da cidade, com altos e modernos edifícios.
West End: É o distrito do ócio e compras. Sua zona mais conhecida é Trafalgar Square. Possui ruas famosas de compras, a Oxford Street e a Regent Street, e os locais de entretenimento de Covent Garden e Piccadilly Circus. Parte do West End é ocupada pelo Soho, local cheio de restaurantes, pubs, cinemas e locais noturnos.
East End: Compreende os distritos de Whitechapel, Midle End, Bethnal Green, Hackney, Bow e Poplar.
West London: Reagrupa zonas residenciais como Notting Hill, Knightsbridge e Chelsea (estes dois últimos os lugares mais caros de Londres).
East London: Local que está em reconstrução para receber os Jogos Olímpicos de Verão de 2012.
Docklands: Localizado na ilha de Cani, se desenvolveu a partir da década de 1980. O ponto mais importante é o Canary Wharf, um complexo financeiro que tem o edifício mais alto da Inglaterra, o One Canada Square.
Sul de London: Compreende distritos como Wimbledon (famoso como sede do homônimo campeonato de tênis), Bermondsey e Dulwich, a reconstrução de Elephant and Castle. Outros distritos: Greenwich (local onde se encontra um observatório), Brixton, Camberwell e Peckham (estes três últimos local onde se encontram descendentes de imigrantes afro-caribenhos).
Norte de Londres: é a zona com mais colinas e onde se pode respirar o ar livre de uma cidade pequena.
City of London
Cidade de Westminster
Kensington e Chelsea
Hammersmith e Fulham
Wandsworth
Lambeth
Southwark
Tower Hamlets
Hackney
Islington
Camden
Brent
Ealing
Hounslow
Richmond
Kingston
Merton


Sutton
Croydon
Bromley
Lewisham
Greenwich
Bexley
Havering
Barking e Dagenham
Redbridge
Newham
Waltham Forest
Haringey
Enfield
Barnet
Harrow
Hillingdon
[editar] Economia

Este artigo ou secção não cita nenhuma fonte ou referência (desde julho de 2009)Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto ou em notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenews, books, scholar, Scirus
[editar] Setor financeiro

A Cidade de Londres é o maior centro financeiro do planeta.[7] A região é sede da Bolsa de Valores de Londres e Lloyd's of London.
Londres é um dos três principais centros financeiros do mundo, sendo o principal centro financeiro na Europa e o centro líder em negociações na moeda do Euro, mesmo estando o Reino Unido fora do Euro. Os serviços financeiros, empregando 311.200 pessoas na região central de Londres, geraram em 1999 uma renda líquida de £ 31,2 bilhões no exterior. Em Londres existem mais de 480 bancos estrangeiros. A Bolsa de Valores de Londres é uma das maiores bolsas do mundo e a Bolsa de Metais de Londres (em inglês: London Metal Exchange) é a maior bolsa de metais do mundo e o centro mundial de negociação de metais não-ferrosos. A mais importante bolsa de energia da Europa, a Bolsa Internacional de Petróleo (em inglês: IPE - International Petrol Exchange), está localizada em Londres.

Os três arranha-céus mais altos da cidade em 2008 que formam o centro financeiro Canary Wharf a partir Cabot Square. É a sede de empresas como HSBC e Clifford Chance.
Por cima, Londres é:
o maior centro mundial de administração de fundos
o centro líder em administração de carteiras não nacionais para clientes no exterior.
o maior mercado de moeda estrangeira
o maior mercado de balcão do mundo em negociação de derivativos e o segundo maior em negociação de futuros e opções em bolsa, através da Bolsa de Futuros Financeiros Internacionais de Londres (LIFFE)
o centro mundial para a negociação de derivativos em Euro
o maior mercado internacional de seguros (Lloyd's of London) e o principal centro de perícia para o mercado de resseguro mundial
o maior centro internacional para o mercado de títulos internacionais
o centro global de compensação para negociações internacionais em metais preciosos, como ouro e prata
[editar] Turismo

O rio Tâmisa ao pôr-do-sol, na foto é possível observar a Tower Bridge e ao fundo o edifício 30 St Mary Axe.
Londres é um dos principais destinos turísticos do mundo. Este setor gera de 280 000 a 350 000 empregos. Aproximadamente 27 milhões de pessoas visitam a cidade por ano. O governo britânico estima que o setor representa 10% do produto nacional bruto.
Os principais pontos turísticos compreendem as grandes lojas de Oxford Street, lojas de luxo em Knightsbridge e Bond Street (onde se encontra a famosa loja Harrod's, e lojas das grandes marcas), teatros e locais como o Soho, Covent Garden, Mayfair, Piccadilly Circus e Leicester Square. Os monumentos mais conhecidos são a Abadia de Westminster junto ao Big Ben, as Casas do Parlamento, o Museu de Cera Madame Tussaud, o Museu Britânico, o Palácio de Buckingham, o Palácio de Kensington, o Palácio de St. James, o Royal Albert Hall, a Tower Bridge, a Torre de Londres, o London Eye a Catedral de São Paulo, a National Gallery, a Tate Gallery e Parques Reais de Londres (entre eles o Hyde Park).
[editar] Infra-estrutura
[editar] Transportes
Londres é uma grande cidade em que a eficiência dos transportes é essencial na economia. A circulação automóvel é taxada segundo o sistema de Portagem urbana de Londres desde 2003.

O emblemático ônibus panorâmico vermelho chamado de Routemaster.
Os transportes em Londres são geridos por uma empresa estatal, a Transporte em Londres. Esta encontra-se organizada em secções, cada qual responsável por um meio de transporte: metropolitano, ônibus (autocarros), Docklands Light Railway, etc.
[editar] Rodoviário
A rede de ônibus da cidade funciona por 24 horas seguidas e carregam mais passageiros do que o metrô. Há cerca de 700 rotas espalhadas pela cidade. Assim como os táxis, o ônibus são um símbolo da cidade principalmente os de dois andares.
O táxi preto de Londres, chamado de cab, é um dos símbolos da cidade. O primeiro táxi motorizado de Londres lançado em 1897 chamado "Bersey", era alimentado por energia eléctrica e era chamado "Hummingbird" (colibrí) por seu ruído, mas a autonomia do veículo era demasiado limitada. Em 1903 foram introduzidos os primeiros táxis a gasolina, dos quais o primeiro exemplo é a "Prunel", de produção francesa.
A versão moderna dos "Black Cabs" é chamada "TX1", que segue a linha do velho "FX4" mas com um interior muito mais moderno. Apesar do nome, hoje em dia, os black cabs podem ser também verdes, rosas, amarelos ou azuis.
[editar] Ferroviário
Ver artigo principal: Metro de Londres

Metrô de Londres, o mais antigo sistema metropolitano do mundo.
O Metropolitano de Londres, é um sistema de metropolitano que serve grande parte da Grande Londres, e as áreas vizinhas de Essex, Hertfordshire e Buckinghamshire no Reino Unido. É o sistema de metropolitano mais antigo e extenso do mundo [8][9]. Foi também a primeira rede de metropolitano a operar com comboios elétricos,[10] em 1890 começaram as primeiras operações. Entrou em operação no dia 10 de Janeiro de 1863 com a Metropolitan Railway, de onde surgiu o termo "metro". A maior parte dessa rota inicial é agora parte da Hammersmith & City line, mas há também outras, a Waterloo, a Charing Cross, a London Bridge, a Paddington conectada ao Aeroporto de Londres Heathrow, a Victoria Station conectada ao Aeroporto de Londres Gatwick, a Liverpool Street conectada ao aeroporto de Stansted, Southend e City, a King's Cross conectada ao aeroporto de Luton, e é conectada ao EuroStar, trem que une Londres a Paris através do Eurotúnel.
É geralmente referido como Underground ou the Tube, um termo mais recente, devido os túneis do metro terem forma de tubo. As linhas do Metro de Londres são divididas em dois tipos, as linhas superficiáis, que compreende cerca de 55% da rede do metropolitano (apesar de o próprio nome do metropolitano ser Underground, que significa subterrâneo). Foram feitas através do método cortar-e-tapar, com as faixas/vias, a cerca de 5 metros da superfície. E as subterrâneas, feitas à 20 metros abaixo da superfície, essa profundidade varia em alguns pontos da cidade. Essas linhas encontram-se em um emaranhado de túneis, que para cada linha existem dois túneis, cada um para o lado oposto do outro. Na maioria numa rede interligada, cada faixa é partilhada por pelo menos duas linhas diferentes.
[editar] Aéreo

Vista do terminal 5 do Aeroporto de Londres Heathrow
Londres é servida por seis aeroportos:
Aeroporto de Londres Heathrow: O maior e principal aeroporto para voos internacionais de Londres. Possui cinco terminais. Localiza-se a 24 km da cidade de Londres.
Gatwick: É o segundo mais importante. Possui dois terminais. Se localiza a 48 km de Londres.
Stansted: Usado mais para voos internos. Se localiza a 56 km da cidade.
Luton: Usado para voos internos e voos internacionais de baixo custo. Fica a 56 km ao norte de Londres.
City: Para voos privados. Está situado a 10 km do centro de Londres.
Southend: É o menor e mais distante aeroporto de Londres, fica a 64 km do centro da cidade. Tem pouco movimento.
[editar] Educação

Universidade de Londres
Londres possui várias universidades. Com 125 000 estudantes, a Universidade de Londres é a maior do Reino Unido e da Europa, com várias faculdades e institutos. Outras universidades situadas em Londres são a City University, a Universidade de Brunel, a London Metropolitan University, o Imperial College London, a Middlesex University, o King's College London, a UEL, a Universidade de Westminster, a London South Bank University e a Royal Academy of Music.
[editar] Cultura
[editar] Literatura
Vários escritores viveram e se inspiraram em Londres em suas obras. Como testemunha ocular, Samuel Pepys escreveu sobre a epidemia de peste e o grande incêndio. Charles Dickens retrata em seus livros a época vitoriana. Agatha Christie baseou em Londres muitas das aventuras das suas personagens.
[editar] Artes dramáticas

Globe Theatre de Shakespeare.
William Shakespeare passou grande parte de sua vida na cidade e fundou o Globe Theatre. Assim como seu contemporâneo, o dramaturgo Ben Jonson. Londres abriga várias escolas de artes dramáticas: Central School of Speech and Drama (que teve como estudantes Judi Dench e Laurence Olivier), London Academy of Music and Dramatic Art e a prestigiosa Royal Academy of Dramatic Art (que teve como estudantes Joan Collins e Roger Moore).
A cidade abriga ainda alguns estúdios de cinema, dos quais se destaca Pinewood fundado em 1934 onde foram feitos vários filmes do agente 007.
[editar] Música

Royal Opera House
Londres abriga várias casas de espetáculo musical como o Royal Albert Hall, Barbican Arts Centre entre outros. Possui a Orquestra Filarmônica de Londres com sede no Royal Festival Hall. Possui o Royal Ballet com sede na Royal Opera House.
Os concertos de música pop/rock acontecem geralmente em Earls Cort ou na Wembley Arena. A cidade é sede do primeiro Hard Rock Café do mundo e do famoso estúdio Abbey Road Studios
[editar] Esporte

Interior do Estádio de Wembley
Londres foi sede duas vezes dos jogos olímpicos, em 1908 e 1948. Em 2005, Londres foi escolhida pela terceira vez para sediar os jogos olímpicos, o que acontecerá em 2012.
Na cidade de Londres localiza-se o Estádio de Wembley (estádio de futebol) construído em 1924, que hoje é um dos maiores estádios de futebol do mundo e o mais moderno ja construído. A cidade abriga ainda 12 clubes de futebol profissional, sendo que cinco deles atuam na primeira divisão do campeonato inglês e possuem milhares de torcedores ao redor do mundo. São eles o Arsenal, Fulham, Tottenham Hotspur, West Ham United e Chelsea FC. Outros clubes da cidade são o Charlton Athletic e Crystal Palace, que atualmente estão disputando a segunda divisão.
O filme Green Street Hooligans (Hooligans no Brasil) retrata muito bem como funciona o cotidiano das firmas (torcidas organizadas) dos clubes londrinos. O filme ficou mundialmente famoso após seu lançamento e é considerado um dos mais bem sucedidos sobre futebol.
Londres é sede também de uma das mais famosas competições esportivas de ténis. O Torneio de Wimbledon é disputado no All England Club no subúrbio da cidade.


Vista panorâmica sobre a Londres moderna, vista da Golden Gallery da Saint Paul’s Cathedral


Vista desde o Greenwich Park, com a Queen's House e as instalações do National Maritime Museum em LONDRES

Nenhum comentário:

Postar um comentário